Um dos filmes onde esta exploração musical é mais evidente é o Fantasia, de 1940. Recentemente editado em Portugal em dvd, confesso que tinha apenas uma recordação vaga das imagens, como dO Aprendiz de Feiticeiro ou dA Dança Chinesa.
Neste filme, é-nos apresentada uma orquestra sinfónica, o som dos instrumentos e depois pequenos filmes sem palavras onde a imagem e a música contam por si. Sendo grande parte do bailado Quebra-Nozes de Tchaikovsky.
Um amigo disse-me há tempos que achava que o Quebra-Nozes é particularmente indicado para crianças. Não só por ter sido escrito para elas, mas por ser composto por pequenos andamentos muito fáceis de reter e até de cantar. Acho que o Pedro tem muita razão.
mas não só de Tchaikovsky vive o filme
Ainda sobre música mas noutro registo, em Lisboa, para comemorar a data, a EGEAC promove uma série de concertos, no sábado, dia 6 de outubro. É de entrada livre e de aproveitar.
Também vale a pena ver o programa de música da Gulbenkian, que este ano faz 50 anos e por isso, vai ter ao longo do ano vários concertos gratuitos. Há um este sábado, dia 6, às 19h00.
Sem comentários:
Enviar um comentário