terça-feira, 23 de outubro de 2012

23º Amadora BD

com o outono, chega também o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, o Amadora BD. De 26 de Outubro a 11 de Novembro, a oportunidade de ver e assistir a debates, exposições e filmes da 9ª arte.


Há também exposições paralelas, como a da Casa Roque Gameiro, com ilustrações do livro Animais Domésticos de Maria João Worm, Prémio Nacional de Ilustração atribuído este ano.

sobre a bd....
A banda desenhada parece ter um papel importante na promoção da leitura. Uma vez, num grupo de leitura do qual fiz parte, abordou-se esta questão, e a Andreia Brites referiu que, normalmente, o momento crítico no abandono da leitura acontece na transição para a adolescência. Poderá ser por falta de maturidade para ler um livro com menos ilustrações ou simplesmente falta de motivação, hábito ou falta de adultos de referência com hábitos de leitura (principalmente nos rapazes).

A BD é naturalmente apelativa. A Bd juvenil, tem desenho, cor, aventura, humor, mistério e apresenta a história de uma forma muito direta e sequencial, próxima da animação. Parece ser quase uma fórmula de sucesso. Mesmo tratando-se de crianças do 1º ano, que estão a aprender a ler, a bd é adequada. Permite-lhes desvendar a história pelos desenhos e ir lendo pequenas partes ao seu ritmo e, mais importante, de modo autónomo. Cá em casa a experiência tem sido boa.

Sem comentários:

Enviar um comentário