quinta-feira, 11 de outubro de 2012

as crianças e a filosofia

há tempos, talvez dois ou três anos, comecei a ouvir falar na filosofia para crianças. Fiquei curiosa. Inclusivamente fui a um debate sobre o tema, que teve lugar na Gulbenkian em 2010. Fiquei bem impressionada. Um pediatra, um diretor de escola e filósofos da Associação Brincar a Pensar, falaram sobre os benefícios da introdução da filosofia em contexto pré-escolar e escolar.

De modo muito sucinto, o que a filosofia para crianças pretende é ajudar a saber pensar. A estruturar o raciocínio, a lógica, a olhar de modo metodológico para os problemas a fim de encontrar uma solução. A colocar a dúvida científica e desenvolver o sentido crítico desde cedo. Capacidade úteis para a vida e necessárias a qualquer disciplina.

No proximo sábado, às 16h00, esta Associação, vai estar na recém relocalizada Livraria Cabeçudos na Quinta das Conchas, a promover o seu livro explicando o método e objetivos, trazendo exemplos concretos de sessões feitas com crianças em contexto escolar.

Mesmo não podendo assistir ou dar uma olhadela ao livro, é entusiasmante pensar em trabalhar esta ideia com os miúdos. As crianças são naturalmente curiosas e perante a dúvida, querem uma resposta e vão à procura se as incentivarmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário