terça-feira, 31 de julho de 2012

Grimm: vida e obra

continuando a assinalar os 200 anos da publicação do 1º volume dos Contos para as crianças e para a família, a Biblioteca Nacional, inaugura dia 1 de agosto, a exposição Irmãos Grimm - vida e obra. Até 31 de outubro. Entrada livre.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

bom fim de semana


o fio da história

o fio da história, é um programa de promoção do livro e da leitura, promovido pelas Bibliotecas Municipais de Lisboa, que iniciou em 2010. Este ano já temos também o programa disponível, com atividades para escolas e famílias.


olímpicos

hoje começam os Jogos Olímpicos 2012, em Londres e decorrem até 12 de agosto. Este ano temos a sorte de estar no mesmo meridiano. Para seguir o calendário, não vai ser necessário programar a box, ou esse aparelho vintage que é o vídeo.
Aqui podemos saber quem são os nossos atletas e outras informações sobre a participação portuguesa.

Por cá, há quem assinale o evento, como é o caso da Hemeroteca Municipal, com a exposição, Jogos Olímpicos e a I República: 1912, 1920 e 1924. Fiquei com isto a saber que a 1ª vez que Portugal participou foi em 1912.
Até 10 de Setembro. Entrada é livre, embora os horários sejam complicados para quem não está de férias - 2ª a 6ª, das 11h00 às 18h00 (verão).


O Público faz um apanhado histórico dos jogos dos tempos modernos através de gráficos, a infografia.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

3x3 magazine

a 3 x 3 magazine, é uma revista americana sobre ilustração contemporânea, que promove um concurso internacional de ilustração. Este ano participaram 35 países e houve mais de 1700 candidaturas. O 1º prémio foi para Marta Madureira, com a ilustração do livro Mocho Comi da editora tcharam. O livro tem por base a uma história tradicional conhecida por "Chica Amorica" adaptado por Carlos Nogueira, conforme se pode ler no sítio do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional).


Mas houve mais portugueses contemplados na lista de prémios. André Letria com uma medalha de prata. André da Loba, Gémeo Luís e José Manuel Saraiva com distinção de mérito.

livros pelo dia dos avós

o tempo e o que está para lá do que se vê +


a cumplicidade entre gerações +


as emoções, a memória e a poesia +


cheio de humor, com um avô provocador e divertido que desconcerta a criança + + +


não tenho a certeza que seja para crianças. É belo ao mesmo tempo que nos pode emocionar até às lágrimas, porque nos remete para as nossas próprias memórias + e trailer


terça-feira, 24 de julho de 2012

dia 26 é Dia dos Avós

ora aí está um bom dia para ser comemorado com os avós, à exceção de todos os outros dias!
Neste dia, próxima 5ª feira, o Pavilhão do Conhecimento abre as portas gratuitamente a avós e netos que lá apareçam e ainda programou uma série de atividades também de acesso livre.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

a ciencia faz anos

na próxima 4ª feira, dia 25, o Pavilhão do Conhecimento faz anos. Nesse dia a entrada é livre, há atividades  e ao fim da tarde, há bolo!

domingo, 22 de julho de 2012

(um parêntesis no fim de semana)



não tenho prestado a devida atenção a este evento, e não é justo, porque é excelente. Um bairro em renovação e em festa este mês. Entrada gratuita. Programa detalhado e informação por aqui e aqui.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

bom fim de semana

(máxima para Lisboa 32ºC)

veleiros a chegar, domingo será vê-los partir

kit visitas livres

por vezes quando temos oportunidade de visitar um sítio, não há nenhuma atividade programada, ou simplesmente gostamos de fazer as coisas ao nosso ritmo. Tal como a Gulbenkian, a Casa das Histórias Paula Rego, disponibiliza também um kit que nos deixa ser autónomos na visita. As propostas parecem tentadoras, só é pena custar 4€, mas achei que valia a pena divulgar.


passeios na expo

passear no Parque das Nações e descobrir que a paisagem esconde equações matemáticas!
O Pavilhão do Conhecimento, propõe um passeio aos sábados e até 15 de setembro, e promete que nos mostra como, através das sombras por exemplo, podemos estimar o tamanho da terra, ou que a calçada portuguesa esconde padrões matemáticos. Gratuito, marcação no próprio dia.
No site mais propostas. Também do programa Ciencia Viva no Verão.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

o livro

a partir de amanhã, dia 20, o Museu Gulbenkian inaugura uma exposição intitulada Tarefas Infinitas. Quando a Arte e o Livro se Ilimitam. Livros medievais são colocados lado a lado com livros de artistas contemporâneos pressupondo um diálogo entre ambos. O livro na obra de arte e o livro que é arte. A entrada ao domingo é gratuita. Notícia também no Público.


Penso que não farão parte da exposição, mas falando de livros que estão no limite do que reconhecemos enquanto livro, lembro-me dos livros ilegíveis e pré-livros de Bruno Munari, e a importância que tiveram na literatura infantil (descobri um blog que faz um bom apanhado sobre esta relação). O livro não é apenas o suporte de um conteúdo escrito ou desenhado. É um objecto em si.

Esta exploração levou à edição de livros que são objectos exploratórios, onde o leitor, criança ou adulto, entram num jogo, supõem e descobrem. Livros onde a textura, o corte da página, a transparência são elementos fundamentais para a leitura. 
A editora italiana Corraini, edita os livros deste autor / designer brilhante. Temos um editado em português pela Bruaá, Na Noite Escura, que se pode folhear aqui.

Nesta lógica, a história chega mesmo a libertar-se do formato do livro. Passa a ser composta e inventada pelo leitor. Em Mais e Menos, uma série de transparências com figuras podem ser sobrepostas e assim inventada uma narrativa. 
Por paradoxo, poder-se-á considerar como um bom exercício de escrita criativa sem usar a escrita. A não ser para fixar a história.

descobrir

a Gulbenkian tem um dos melhores serviços educativos que conheço. Em família, começámos por ir às histórias, na altura dinamizadas pela Dora Batalim e a Margarida Botelho. Depois e conforme a idade mínima foi permitindo, começámos a ir às oficinas para famílias. Deparei-me com um mundo maravilhoso. Aprender, imaginar, criar, descobrir.

o Descobrir existe também para escolas e o programa de 2012/2013 já está disponível aqui. As famílias ainda têm que aguardar mais um pouco.


hoje faz 56 anos que foi aprovado o Decreto-lei que constitui a Fundação Calouste Gulbenkian (via Culturgest). Portugal ficou mais rico.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

grandes veleiros em Lisboa


assim de repente... será um filme de piratas? ou sobre os descobrimentos? Não! Estamos em 2012 e Lisboa vai receber a Tall Ships Race. Uma regata de grandes veleiros, que estarão no cais de Sta Apolónia, de 19 a 22 de julho (5ª a Domingo). Há barcos de várias nacionalidades e o mais antigo que parece que é de 1911. Vai ser possível visita-los e no recinto há um programa de atividades e acontecimentos, e um programa de música. Tudo de entrada livre. Notícia no Público.

Não sei se a qualidade impressão é suficiente, mas, no site, há uma espécie de diagrama com as várias tipologias de barcos, que pode servir como um jogo de pista para fazer na visita. Perceber as diferenças, dimensões, as velas, os mastros e identificar o barco que estamos a ver. Também pode ser uma óptima altura para levar um caderninho e desenhar.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

bom fim de semana

(máxima 28ºC)


A Grande Onda de Kanagawa, reproduzida também 
num conto do livro A Árvore de Sophia de Mello Breyner 

viagem a Portugal

há um livro novo sobre Portugal para os mais novos. É um livro sobre a história que tem Portugal sem ser um livro sobre a história de Portugal. É um livro para viajar pelo país, para registar os aspectos que nos unem na cultura. É um livro de atividades portáteis, para levar connosco por Portugal fora.
Se formos a Coimbra podemos pintar e fazer registos alternativos dos mosaicos romanos, se formos a Foz Coa podemos fazer "desenhos rupestres", na praia ou no campo podemos pintar e desenhar a fauna e flora que vamos encontrar, se formos a Tomar podemos perceber a janela do Convento de Cristo, em Barcelos, claro, podemos pintar galos e mais e mais coisas sobre o nosso território e cultura. Um livro para viajar.
Para promover o livro, na Fundação Portuguesa das Comunicações, há oficinas orientadas pelas autoras, Danuta Wojciechowska e Joana Paz. Do que percebi a oficina + a visita + o livro custam 12,50€, como numa livraria o preço é o mesmo.... talvez a oficina seja gratuita? não sei como será se já levarmos o livro connosco !?

Com ou sem livro, penso que o que nos é proposto é uma das melhores formas de aprender. Através do lúdico. Arranjar um  objecto que é nosso, que agimos sobre ele, que associamos a uma viagem, a experiências positivas em família, onde podemos voltar mais tarde. Fica retido na memória.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

borboletas, pedras, flores e estrelas?

gosto mesmo do Museu de História Natural. Apesar do seu ar de parente pobre de outros museus congéneres pelo mundo, tem com ele o peso da nossa história, incluindo, a imponência de um edifício que não cabe naquela rua.
Gosto também das atividades que dinamiza e do modo como se associa a outras áreas do conhecimento e cultura além da ciência. Gosto do sentido didático que tem e gosto mesmo daquela zona da cidade.

Este verão, o Museu participa também nas iniciativas da Ciência Viva e pode-se aprender a fazer um caderno de campo, um relógio de sol, ilustração científica e mais e mais coisas. GRATUITO


terça-feira, 10 de julho de 2012

noites de verão no chiado

começaram as noites de verão no Museu do Chiado. Às 5ªs feiras, sempre às 19h30 e até 30 de Agosto, um programa de música no jardim das esculturas. Entrada livre.


Se alguém quiser aproveitar para visitar o Museu, nestas 5ªs, estará aberto até mais tarde e a entrada tem desconto.
Até outubro está uma exposição sobre a Art Déco em Portugal e vale a pena espreitar as propostas do serviço educativo, grande parte são gratuitas.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ao ar livre

em Lisboa, e para celebrar o verão, há vários momentos dignos de referência que nos proporcionam experiências enriquecedoras. Um dos melhores, e que felizmente se repete todos os anos, é o Dia do Manifesto, que marca o fecho da temporada do Teatro Maria Matos.

Neste dia, o teatro da cidade vem para a rua, para o Jardim do Bairro das Estacas e transforma-se numa explosão de acontecimentos. No próximo sábado, dia 14 de julho, entre as 16h00 e as 19h00, com um programa vasto e rico, de participação livre, numa festa partilhada, gratuita e para todas as idades.



AOARLIVRE

DIA DO MANIFESTO
JARDIM DAS ESTACAS
CRIANÇAS E JOVENS
SÁBADO 14 JULHO 16H00 ÀS 19H00



quinta-feira, 5 de julho de 2012

mercados

deixando agora os tigres de lado (dois posts abaixo) e concentrando-nos nas feiras (post abaixo), uma feira dedicada particularmente aos mais novos, o Mercadinho dos Talentos no CCB, este sábado dia 7. Entrada livre, mas penso que se alguém quiser ter uma participação mais activa é necessário inscrição.

artesanato no zoo de lisboa

por falar em tigres (post ali em baixo) esta notícia também envolve tigres e outros Ferozes Animais Selvagens (não resisti a fazer a piada a propósito deste livro brilhante que arranca uma boa gargalhada a qualquer desprevenido como eu e que nada tem a ver com este post). Quer dizer, envolve animais... mais ou menos, porque, se neste fim de semana (7 e 8) alguém quiser ir dar uma volta ao Jardim Zoológico de Lisboa, quer visite ou não o zoo, pode ir à IX Mostra de Artesanato Urbano que acontece ao pé do coreto (acesso livre, dizem, embora o artesanato não deva ser)

o tigre vai para a rua no domingo

O Tigre na Rua, já cá canta, ou talvez... ruge, e tem sido um sucesso. Provocou risos, sorrisos, descobertas, algumas interrogações de testa franzida e disparates!
Mas isto vem a propósito da apresentação que a Bruaá vai fazer no domingo, dia 8, na livraria Cabeçudos, no Parque das Nações. É às 18h00 com entrada livre.


há muitos blogs e sítios que falam deste livro e falam bem! Como não dá para listar todos, porque apesar de serem muito bons são muitos, retirei da Rua de Baixo um excerto de uma crítica que me parece particularmente bem colocada:

“O Tigre na Rua…” é também um imenso desafio à forma de ler histórias aos mais pequenos, que aqui merecem ser contadas, cantadas ou mesmo gritadas a plenos pulmões. Que seja a imaginação a decidir. Motivos para soltar a inspiração é coisa que não falta.

terça-feira, 3 de julho de 2012

lugar à dança


boas notícias para quem não puder fugir para a praia este fim de semana e ficar em Lisboa. Vem aí o Lugar à Dança, que é um festival de rua à volta da dança contemporânea e de outras artes performativas. Esta é a 15º edição e durante 3 dias, 6, 7 e 8 de julho, vão ser apresentados 14 projetos artísticos dirigidos a todas as idades. Aqui um programa com vídeos de apresentação e um mapa dos locais para ninguém se perder - Jardim da Estrela, Baixa e jardim do Museu de Arte Antiga. Na Agenda Cultural o programa descritivo.

No dia 6, sexta-feira há um programa para escolas com histórias contadas e tocadas (é preciso inscrição - ver pdf neste sítio). Tudo gratuito.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

quando as bibliotecas fazem anos

no próximo dia 5, quinta feira, a Biblioteca Municipal Palácio Galveias e Hemeroteca Municipal de Lisboa fazem 81 anos e há comemorações durante todo o mês de julho, começando hoje!
Há atividades durante a semana, ao fim de semana, para crianças, para famílias, para todos. Ele há jogos, livros, jardinagem, histórias, ilustração, escrita criativa e mais para ver no programa. pareceu-me que a maioria das atividades são gratuitas embora haja uma ou outra paga, por isso o melhor é confirmar tudo neste sítio, neste também e no telefone disponível: 217 803 046