quinta-feira, 31 de maio de 2012

lanterna mágica

vi num post que uma amiga virtual (que eu não conheço, mas a quem agradeço) divulgou e fiquei fascinada com a possibilidade..... um espetáculo de lanterna mágica, o antecessor do cinema, com todas as conotações a ambientes românticos e fantásticos do séc xix, um lanternista vindo "especialmente de Londres" que traz "belíssimos vidros centenários desenhados e pintados à mão", e ainda, com acompanhamento ao piano. Na cinemateca junior. Não é gratuito.... paciência, mas deve ser mesmo bom!

festas de lisboa '12

31 de maio a 30 de junho


começa hoje um momento alto em Lisboa, ele há de tudo e para todos, incluindo a insólita venda ambulante de um livro sobre sardinhas! É um livro de rua. Divertido! também no Público.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

são histórias contadas

dia 2, sábado de manhã, entre as 10h30 e as 13h00.... e talvez de tarde (?) ainda não se sabe.... a livraria Pó dos Livros e a Zov (agência de voz) vão comemorar o Dia da Criança, a contar histórias. Entrada livre. Informações 217 959 339

terça-feira, 29 de maio de 2012

o vento

hoje é Dia Mundial da Energia. A propósito, uma pequena história sobre o vento tirada de um livro fresco contos para meninos que adormecem logo a seguir da kalandraka

brincar ao quadrado

esta semana é cheia de apelos para o fim de semana porque sexta é dia da criança. Cá vai mais uma!

As Bibliotecas Municipais de Lisboa, vão dinamizar um programa em cheio para os dias 1 e 2 de junho. No dia 2, sábado, é dedicado a famílias, claro. Assim, das 10h00 às 18h00, no jardim da Biblioteca Municipal Palácio Galveias (Campo Pequeno), vão decorrer várias oficinas de entrada livre e, do outro lado da rua, pela Culturgest, às 16h30, vai haver a oficina hei-de encontrarte (1€ criança + adulto). o programa aqui

(a qualidade do ficheiro é manhosa mas não arranjei melhor)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

uma bailarina no jardim

sexta feira é dia 1 de junho. É dia da criança. Neste dia, às 10h30 e no dia 2, sábado, às 16h30, o Teatro Maria Matos, vem cá para fora e no jardim do bairro das estacas, uma bailarina, vai reflectir com as crianças sobre o corpo e no fim convida todos a festejarem em conjunto. Para maiores de 4 anos, entrada livre.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

por falar em Dia Verde

"Era uma vez uma árvore que amava um menino"

pela primeira vez publicado em 1964, A Árvore Generosa é um livro que nos deixa .... suspensos nalguma angústia.... um livro profundo que nos fala sobre a relação do homem com a natureza. Da passagem do tempo, do modo como o nosso olhar muda, como muda o que valorizamos, como nos distanciamos.
De modo indirecto, penso que é também um livro sobre a felicidade. Sobre o que valorizamos. Sobre o que nos basta.


um clássico de Shel Silverstein, autor e ilustrador norte-americano

sábado é Día Verde

mundo + limpo, + sustentável, + consciente. Sábado, día 26, é DIA VERDE nos jardins do Museu da Electricidade.
Do programa fica-se com a ideia que não há tempo para tudo o que se quer fazer e há que escolher entre aprender a pescar, cozinhar, dançar, ver os malabaristas do chapitô fazer aquelas manobras complicadas que nos deixam de boca aberta, trocar objectos, brincar, ouvir histórias, pintar e mais umas 10 ou 20 coisas de entre as quais, adoptar um animal!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

irmãos Grimm na TSF

a propósito da comemoração dos 200 anos da publicação da primeira série de histórias tradicionais fixadas da tradição oral pelos irmão Grimm, a TSF, com a ajuda de contadores de histórias, conta um conto por dia. De 2ª a 6ª, depois das 15h00, com repetição às 20h30, e ao sábado um compacto depois das 13h00. Também com audição on line.

Quem conta? Maria Morais (2ª feira), Rodolfo Castro (3ª feira), Cristina Traquelim (4ª feira), António Fontinha (5ª feira) e Thomas Bakk (6ª feira).

imagem a propósito do simpósio internacional "The Grimm Brothers Today
que vai decorrer na Gulbenkian em junho

as histórias contadas têm por referência os livros "Contos da Infância e do Lar (irmãos Grimm)" recentemente editados pela Temas e Debates / Circulo de Leitores, coordenado por Francisco Vaz da Silva, também autor da colecção "Contos Maravilhosos Europeus" da mesma editora.


«Os contos tradicionais ditos maravilhosos, ou de fadas, descrevem terríveis tribulações, prodígios de abnegação, sofrimentos insondáveis; mas simultaneamente dão a entender que o sofrimento gera a compreensão, o sacrifício propicia a renovação, a abnegação prepara proventos futuros. Incitam auditores e leitores a não baixar os braços, convidam a porfiar. Proclamam que a crise é necessária ao crescimento, que a adversidade fornece alento e inspiração. Os contos tradicionais maravilhosos são, ontem como hoje, um importante recurso espiritual.» da introdução de A Gata Borralheira e Contos Similares, Francisco Vaz da Silva, coleção Contos Maravilhosos Europeus

acrescento também, uma edição maravilhosa, embora em inglês, com recolha de ilustrações entre 1820 e 1950, da editora Taschen.

terça-feira, 22 de maio de 2012

festa das bibliotecas de jardim

a propósito da comemoração dos 75 anos das bibliotecas de jardim, este fim de semana, nos dias 26, 27 e ainda dia 28, há festa na Biblioteca-Quiosque Jardim da Estrela. Vão haver várias iniciativas como yoga, música, feira do livro, artesanato, contos e prometem um momento especial com chapeleiros loucos, jogos e um pic-nic! O programa.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

no Verão em Lisboa

o tempo anda assim assim, mas o calendário diz que é maio, e em maio, começa o outjazz em Lisboa.
Há que aproveitar a cada mês o seu jardim, sempre aos domingos, sempre às 17h00, sempre gratuito (também às sextas em esplanadas e miradouros).

Além da boa música, é mesmo bom pensar em todas as possibilidades de uma tarde ao ar livre. Podemos levar a família toda, marcar encontro com os amigos, fazer um pic-nic, correr pela relva, fazer bolas de sabão, lançar o disco e ler uma bela história com os pés descalços à sombra de uma árvore centenária.

em MAIO no JARDIM DA ESTRELA
em JUNHO no ANFITEATRO KEIL DO AMARAL (monsanto)
em JULHO no JARDIM DO PARQUE EDUARDO VII
em AGOSTO no JARDIM DA TORRE DE BELÉM
em SETEMBRO no JARDIM DA TAPADA DAS NECESSIDADES



sexta-feira, 18 de maio de 2012

20.0000 léguas submarinas no pavilhão do conhecimento

amanhã, dia 19, das 11h00 às 18h00, o Pavilhão do Conhecimento vai ter um dia de atividades gratuitas dedicadas "à geologia, oceanografia e biologia do oceano profundo". Maiores de 6. Programa


dia internacional dos museus III

também há festa no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e na Casa das Histórias


para quem está a aprender francês

sábado, dia 19, no Institut Français du Portugal, vai haver a hora do conto, às 11h00, para crianças dos 3 aos 9 anos. Entrada livre. link


quinta-feira, 17 de maio de 2012

dia internacional dos museus II

uma adenda com mais informações, agora do Instituto dos Museus e da Conservação, para os dias (e noites) 18, 19 e 20 de maio a propósito do dia internacional dos museus.



feira de artesanato São João de Deus

começa o bom tempo e começam as feiras a surgir. Penso que esta é relativamente recente, e não é no Jardim da Estrela, ou no Principe Real, onde elas são mais frequentes, é na Avenida de Roma!
Já teve algumas edições e a próxima é dia 19, sábado, das 10h00 às 18h00. Ver mais.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

dia internacional dos museus

dia 18 de maio, sexta-feira, é o Dia Internacional dos Museus, e o tema para a comemoração é "Museus no Mundo em Mudança". Há vários museus em Lisboa que assinalam o facto com entradas livres, visitas orientadas, oficinas gratuitas, etc. e temos sorte porque, em alguns casos, estende-se pelo fim de semana. O programa na agenda cultural.

De salientar no fim de semana as atividades do Museu da Cidade e do Museu da Marioneta.
O Museu do Oriente também assinala o dia, com entrada livre para as exposições a partir das 18h00 e até às 22h00.


alice

não vi, disseram-me e fui espreitar aqui. Alice no país das maravilhas, está em cena pela Companhia de Teatro Byfurcação, na quinta da regaleira em Sintra, até 30 de Setembro (maiores de 4).

Apesar da minha desconfiança natural por grandes produções, aqui tudo parece indicado e perfeito. Uma história extraordinária, um jardim do século xix, teatro, marionetas, artes circenses, gigantones, música e ação do público.
Está espicaçada a curiosidade e aceso o desejo de ter esta experiência (obrigada Fátima).

ilustração por Alex Gozblau  para o Teatro Byfurcação


Alice no país das maravilhas, foi escrita por Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudónimo de Lewis Carroll, em 1865, em plena época vitoriana, quando a ideia de infância tinha o valor daquilo que é original e puro, diferente do valor da criança em épocas passadas.
"Alice é única. Não existe nenhuma personagem na história da literatura que lhe chegue aos calcanhares. É a primeira heroína criança. É engraçada. É curiosa. É valente. É emotiva. Tem um apurado sentido de justiça. É esperta. É sentimental. É lógica. É rapariga"
(Do livro "A Infância É Um Território Desconhecido", Helena Vasconcelos, Quetzal. Uma reflexão fantástica que fala sobre como a literatura infanto-juvenil reflete o modo como cada época encara a infância).
ilustração para a primeira edição por Sir John Tenniel

segunda-feira, 14 de maio de 2012

the onion's great escape

recebi este magnífico livro neste fim de semana: the onion's great escape. É absolutamente entusiasmante. Um livro que necessita da intervenção do leitor para fazer sentido. A cada página uma reflexão, uma questão que provoca o modo de olhar o mundo. É preciso escrever nele, deixar a nossa marca. No fim liberta-se uma parte do livro (não sei se vamos ter coragem) e então estará completo.
Sobre a autora no guardian e o site.

Um sentido: se só olharmos o mundo numa perspectiva, estamos fritos! como a cebola.
Uma metáfora: libertar a cebola é libertar as ideias.




sexta-feira, 11 de maio de 2012

festival da máscara ibérica

até domingo, día 13 de maio, acontece em Lisboa, o VII Festival Internacional da Máscara Ibérica, mas o momento alto é no sábado, dia 12 às 16h30, com um desfile de mascarados típicos de várias regiões da Península Ibérica, que vão percorrer a baixa de Lisboa desde a Praça do Município até ao Rossio.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

onde vivem os monstros

morreu Maurice Sendak, autor do famoso livro de 1963, onde vivem os monstros, editado em Portugal em 2009 pela Kalandraka. O livro fala sobre a rebeldia ou irreverência natural das crianças que desafiam e provocam a autoridade, o consequente castigo, a fúria e refúgio na imaginação e depois a reconciliação, o retorno à calma e conforto da família.
Como se pode ler na notícia do Público, Sendak gostava de escrever para crianças porque "as crianças dizem tudo o que pensam, e não o que pensam que devem pensar".

terça-feira, 8 de maio de 2012

festa da flor

este fim de semana, de 11 a 13 de maio, vai acontecer a II festa da flor, no Parque Botânico e Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda. Com esta iniciativa, o Instituto Superior de Agronomia, quis retomar a tradição das grandes exposições de flores e jardins, que aqui se realizavam no princípio do século XX. Programa


e aproveitando o tema, deixo uma sugestão de como fazer um herbário caseiro com os miúdos e à medida de cada um:
1. arranjar um caderno
2. apanhar, flores, ervas ou folhas que há pelos caminhos (menos dos canteiros ou jardins)
3. colar no caderno
4. fazer um desenho e anotar quando foi apanhado, por quem foi desenhado, com quem, em que data, ou seja, tudo o que se quiser que fique na memória
5. apreciar o resultado agora e daqui a 20 anos!
um exemplo:


e já agora, uma referência a um herbário singular que me fascina:


efectuado no Verão de 1972 na ilha da Madeira, sombras fixadas sobre papel 
heliográfico em exposição directa ao sol








segunda-feira, 7 de maio de 2012

bacalhoeiros

a marina do Parque das Nações, recebe desde hoje, dia 7, e até dia 13 de maio, as embarcações gémeas e antigos bacalhoeiros, Santa Maria Manuela e Creoula, que comemoram 75 anos de existência. Estão lá e podem ser visitados gratuitamente. Aqui a informação.

sábado, 5 de maio de 2012

lua cheia e grande

esta noite a lua vai estar particularmente grande (notícia no Público) e se as nuvens deixarem vamos poder admirá-la.

É realmente incrível o fascínio que temos pela lua, ela traz sempre qualquer coisa de mágico e misterioso...  porque aparece e desaparece... porque é uma grande luz no céu escuro... porque fala da noite... porque não está ao nosso alcance...
A literatura infantil aproveita e explora muito bem este potencial, e a lua é protagonista de inúmeras histórias, algumas verdadeiros clássicos contemporâneos.



papa, please get the moon for me, eric carle

sexta-feira, 4 de maio de 2012

minhamãe

mãezinha
é um diminutivo de aumento.

a mãe faz de cada escada
um degrau.

a mãe resolve tudo
ao abrigo da sua lei.

a mãe é a maior ameaça
dos perigos.

mãe, só há uma:
grande e redonda, sem arestas nem vértices.
a mãe é infinita, enigmática, inefável:
a mãe é assim, sem princípio nem fim.

Gémeo Luís + Eugenio Roda, edições eterogémeas, março 2012

quinta-feira, 3 de maio de 2012

"no tempo em que os instrumentos falavam"

é um espectáculo interactivo sobre música barroca (séc XVIII), da Escola de Música do Conservatório Nacional, dirigido "a crianças curiosas e adultos divertidos". Vai acontecer nos dias 12, 13, 26 e 27 de Maio. Mais pormenores aqui. Telefone 213 425 922 e reservas.emcn@gmail.com


festa da arqueologia

este fim de semana, 5 e 6 de Maio, vai haver a festa da arqueologia no Museu Arqueológico do Carmo. Além de visitas programadas, dentro e fora de Lisboa, vão decorrer várias oficinas no local. O programa é vasto e aborda vários aspectos da arqueologia, alguns deles, aliás, só consigo dizer se so-le-trar mui-to de-va-gar!

terça-feira, 1 de maio de 2012

marionetas '12

o Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, FIMFAlx'12, está de volta, de 4 a 20 de Maio. Os espectáculos acontecem em várias salas de Lisboa e, atenção que, a maioria são para crianças mais velhas ou mesmo só adultos. No entanto, existe um espectáculo de rua para todos que vai acontecer nos dias 12 e 13 de Maio (sábado e domingo), às 17h30, no Jardim da Estrela. É o tradicional Teatro Dom Roberto, pelo Teatro de Marionetas do Porto. Aqui a descrição e fotos, e aqui o caminho para o programa completo. Há também um cronograma para melhor consulta e actividades complementares, entre elas, uma exposição de marionetas da colecção da companhia A Tarumba, na livraria do Teatro Nacional D Maria II.