sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Yara-Iara


Festa dos Livros

mais um motivo para ir à Gulbenkian. Junta-se tudo e tem-se um dia em cheio. Vai-se ver a exposição do Mar, a da Alice, e descobrir oportunidades na Festa dos Livros. Até 23 de Dezembro.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

11 anos de marionetas

hoje, o Museu da Marioneta faz 11 anos. Para comemorar, Sábado, dia 1, a entrada é livre. E dizem que há surpresas.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

mercado de Natal

nunca lá fui, na verdade não tenho qualquer referência, mas o cartaz é sugestivo. ... pronto, não temos este ar nevado em  Lisboa, mas prometem recriar "espirito dos mercados antigos portugueses".... ver aqui


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

fim de semana da ciência

também no Pavilhão do Conhecimento durante o fim-de-semana. Dias cheios de atividades gratuitas.


a que sabe a lua

esta foi talvez a história que mais contribuiu para o início do meu fascínio pela literatura infantil. A minha criança tinha 3 anos quando a ouvimos pela primeira vez. A mestria de quem contou, o ambiente de proximidade e os elementos de suporte à história tão bem escolhidos, ajudou a tornar aquele momento especial.

Amanhã, Sábado, dia 24 às 17h00 na livraria Letraria, esta história vai ser contada. Não sei qual será o resultado, mas a base é muito boa. Contado por Histórias de se Tirar o Chapéu


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

em Aljubarrota

fora de Lisboa, mas tão adequado que não resisti. E, assim como assim, Aljubarrota é um lugar imprescindível para levar os miúdos. Também têm um óptimo Serviço Educativo.

festa do livro no Museu do Oriente

mais aqui



terça-feira, 13 de novembro de 2012

música em São Roque

com a chegada do Natal. Na igreja e museu de São Roque. No Chiado. A 24ª temporada de música erudita. Aos Domingos, concertos a horas para os mais novos, às 17h00.


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Coisa Perdida

num lugar e num tempo indefinido*, no domínio do fantástico, uma história sobre sermos solidários. Sobre fazermos a diferença num mundo individualista e indiferente.


The Lost Thing, de Shaun Tan, venceu em 2011 o prémio de Melhor Filme Animado. A novidade é que, a versão em livro foi editada em português há pouco tempo.


*o que torna o espaço e o tempo indefinido são as referências em simultâneo a formas do passado e do futuro, que conferem ao ambiente um carácter único. Extraordinariamente bem desenhado e carregado de informação.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sophia - escritora para crianças

a propósito do recente lançamento do livro Ciganos, (conto inédito descoberto no espólio de Sophia de Mello Breyner, cuja história foi terminada pelo neto, Pedro Sousa Tavares), Anabela Mota Ribeiro vai moderar o debate "Sophia - escritora para crianças", com a presença de Pedro Sousa Tavares, Ana Maria Magalhães e Maria Inês de Almeida.
O debate será sobre "os livros que todos lemos e marcaram não só a nossa infância, mas o nosso imaginário, e na importância dos livros de Sophia na relação com a língua e o sonho" (AMR).

Para todas as idades, no próximo dia 8 de Novembro, às 18h30, na Bertrand do Chiado.
(obrigada Bárbara)

sobre o livro, no Público, e no Letra Pequena


achimpa

depois de "greve", vem o "achimpa". Ambos de Catarina Sobral.
Achimpa é uma palavra nova descoberta por um investigador, cujo significado não é claro e, no entanto, a expressão vai ganhando consistência. E cada vez é mais usada por toda a gente!

Neste Domingo, dia 11, às 15h30 na livraria Ler Devagar, na Lx Factory...

"O EVENTO MAIS ACHIMPOSO DO ANO"
"Haverá um contador de histórias achimpíssimo, uma exposição de ilustrações que deixará todos de boca achimpa e um lanchinho de achimpar por mais."


para saber mais seguir por aqui e ler na Blimunda